A Ansiedade um sentimento causado por diversos fatores, mas, sempre despoletada pela ideia de perigo, eminente, ou futuro, que como muitas vezes dizemos “é sofrer por antecipação”.
Esse perigo pode ser real ou imaginário, mas, ao criar uma preocupação constante na nossa mente, vai ser ampliado por ela, causando assim o transtorno.
A Ansiedade tem vários rostos, graus e sintomas, os mais frequentes são:
Insónias, roer as unhas, aumento de apetite, tremores, taquicardia, aperto ou dor no peito, sensação de garganta obstruída, boca seca, transpiração excessiva, nervosismo, compulsividade, gaguez entre tantos outros.
Causando:
üMedos e angustias, sem motivo aparente;
üAutocrítica destrutiva, acompanhada de dialogo interno negativo;
üSentimentos de raiva ou irritação exagerada, em relação a si ou aos outros;
üMedo de cometer erros, optando muitas vezes por nem tentar, pelo receio de ser objeto de criticas;
üBusca incessante dum Perfeccionismo exagerado, busca essa que lhe acaba por causar mais frustração;
üE de uma forma geral, a preocupação constante desnecessária, que por norma se acaba por revelar exagerada e desfasada da realidade, mas que mesmo assim a própria pessoa não consegue controlar.
Nos nossos dias vivemos essa ansiedade ainda mais inflamada, pois com toda a sociedade concentrada na competitividade, acaba-se por criar o monstro dos “Super”, ser o “Super bem sucedido”, o “Super-profissional”, a “Super-mãe ou pai”, “Super-elegante”, “Super-filho/a”, “Super-amigo”, mais outros tantos, tantos “Super’s” e tudo isso, pasme-se, num ser humano apenas…
Criando-se assim a frustração, que fermenta e cresce.
A Ansiedade pode ainda assumir formas mais graves e complexas, que acabam por escalar para fobias incapacitantes, Transtornos Obsessivo-Compulsivos (TOC), ou aos síndromes de inadequação, que se baseiam no desespero total, não vendo qualquer sentido na vida, nem em permanecer nela.
Existe medicação para a ansiedade, mas que apenas produz eficácia durante o período de toma regular, verificando-se que após cessação da mesma os sintomas regressam .
A Terapia torna-se assim, o veiculo indispensável ao tratamento eficaz da Ansiedade. Tendo nesse campo a Hipnoterapia, a maior taxa de sucesso em comparação com outras técnicas terapêuticas, para além de ser, também, a que requer menor investimento, pela rápida eficácia e curta intervenção.
Não sofra por Ansiedade, procure ajuda e resolva viver Feliz!
Texto por: Laura Rodrigues
Sem comentários:
Publicar um comentário